Projeto CRAS nas comunidades já apresenta resultados positivos em Vitor Meireles
O objetivo principal é o desenvolvimento das famílias e pessoas
O Centro de Referência da Assistência Social – Espaço da Família, de Vitor Meireles, estabeleceu para esse ano uma forma de atendimento diversificado. Tendo em vista a grande extensão territorial do município, sentiu-se a necessidade de se aproximar mais dos munícipes. Através do projeto CRAS na comunidade, todas as comunidades podem contar com a equipe durante encontros mensais, conforme calendário anual.
Nesses encontros, todos os moradores podem participar, mas o objetivo primordial é atender os beneficiários do Programa Bolsa Família, para oferecer informações fundamentais fazendo com que essas pessoas possam alcançar seus direitos e ter acesso à informações de projetos públicos que podem estar trazendo alguma evolução para suas vidas.
O objetivo do CRAS é o desenvolvimento das famílias e pessoas, e todos têm o direito de estarem informados sobre as possibilidades de ações que podem estar proporcionando esse desenvolvimento. “E com o CRAS indo além das portas de suas instalações, podemos oferecer cada vez mais essas possibilidades a todos. Vários trabalhos e projetos já estão sendo feitos com usuários da assistência social, famílias e associações, para que as comunidades se desenvolvam cada vez mais”, destaca a secretária Leonice Morgenroth.
A equipe do CRAS, formada por um psicólogo e um assistente social, aproveita o momento de estar na comunidade para realizar também visitas domiciliares, para acamados, beneficiários do Programa Bolsa Família, BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de prestar acompanhamento de fortalecimento de vínculos familiares. “Com quatro meses de trabalho, os técnicos se mostram satisfeitos com esses encontros. Estamos tendo retorno rápido de um trabalho recente e percebemos o aumento da participação em cada comunidade”, explica o psicólogo Marcelo Agostini.