Representantes de Vitor Meireles participam de Seminário intersetorial sobre Bolsa Família
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, da Educação, Saúde e técnicos dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social de Combate à Fome (MDS) realizam até sexta-feira, dia 6, o Seminário Intersetorial do Programa Bolsa Família. O evento ocorre no Morro das Pedras Praia Hotel, no Morro das Pedras, em Florianópolis.
O objetivo é o de prestar apoio aos municípios para o acompanhamento das famílias para o cumprimento das condicionalidades do programa.
O seminário é realizado em parceria com as secretarias de Estado.
Nesta primeira etapa participarão técnicos de 150 municípios divididos em três turmas. Os demais 145 municípios participam do mesmo seminário no período de 26 a 28 de agosto.
Durante a abertura do evento na manhã desta quarta-feira, 4, o secretário-adjunto de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Rafael Palmares, ressaltou a importância de manter a integração entre as áreas e reforçou que os municípios precisam atuar juntos e articulados de forma intersetorial para ajudar as famílias.
“Precisamos efetuar a busca ativa, ou seja, procurar as famílias que podem ser inseridas nos programas sociais, mas principalmente, incentivá-las a frequentar os cursos do Pronatec para que melhorem as condições de vida. Desta forma, vamos promover o bem-estar físico, mental e social das famílias e o acesso à cidadania”, destacou.
Participaram ainda da cerimônia de abertura: o diretor de apoio ao estudante da Secretaria de Estado da Educação, Osmar Matiola; a técnica Maria Aparecida Pires, da área técnica da alimentação e nutrição da Secretaria de Estado da Saúde; e técnicos dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Saúde e Educação.
Em Santa Catarina, 498.172 famílias estavam inscritas no Cadastro Único em março deste ano, das quais 118.197 possuem renda per capita familiar de até R$ 70 mensais; 232.723 possuem renda per capita familiar de até R$ 140 mensais; e 384.525 têm renda de até meio salário mínimo mensal por pessoa.
O programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. O PBF beneficiou, no mês de maio de 2014, 138.035 famílias, o que representa cobertura de 80,5 % da estimativa de famílias pobres no Estado.
Em relação às condicionalidades, o acompanhamento da frequência escolar, com base no bimestre de novembro de 2013, atingiu o percentual de 93,27%, para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos, o que equivale a 166.607 alunos acompanhados em relação ao público no perfil equivalente a 178.632.
Para os jovens entre 16 e 17 anos, o percentual atingido foi de 72,86%, resultando em 21.101 jovens acompanhados de um total de 28.960.
Já o acompanhamento da saúde das famílias, na vigência de dezembro de 2013 atingiu 72,41 %, percentual equivale a 88.346 famílias de um total de 122.007 que integravam o público no perfil para acompanhamento da área de saúde do Estado.
Texto: Cláudia Marcelo de Lima – SST