Prefeitura de Vitor Meireles auxilia produtores de leite com melhoramento genético

Os criadores têm acesso ao sêmen e também ao nitrogênio para manter a qualidade dos produtos, custeados pela prefeitura

 

 

A cada 45 dias a rotina se repete. O caminhão da empresa de Curitiba (PR), que venceu a licitação,  chega à Secretaria de Agricultura de Vitor Meireles com nitrogênio líquido. O material é utilizado para manter a qualidade no armazenamento de pelo menos 25 botijões de sêmen bovino, que são destinados a criadores de gado leiteiro do município.  “Os produtores já sabem as datas, e eles trazem os seus botijões para que possamos repor o material. Através de uma ficha de controle de inseminação, nós sabemos também quanto foi fornecido a cada produtor e quanto ele ainda tem em estoque. Isso ajuda a melhorar a qualidade do rebanho leiteiro do município”, explica Marcelo Sadlowski secretário de Agricultura de Vitor Meireles. 

A inseminação é feita pelos próprios agricultores. A capacitação é gratuita e oferecida pelo fornecedor do sêmen. O curso dura cinco dias e habilita a fazer o manejo. “Sempre que tem demanda organizamos uma turma de pelo menos cinco criadores e a secretaria fornece o transporte até uma fazenda no município de Bom Retiro para fazer a capacitação”, explica o secretário.

A Secretaria de Agricultura estima que há no município de Vitor Meireles pelo menos 80 produtores de leite. Juntos, eles são responsáveis por fornecer aproximadamente 20 mil litros por mês ao mercado consumidor.