Conferência Nacional das Vigilâncias em Saúde
Vitor Meireles tem participação em Conferência Nacional
Cerca de 1800 pessoas de todos os estados brasileiros participaram da conferencia das Vigilâncias em saúde em Brasília nos dias 27 de fevereiro a 02 de março. Foram votadas 170 propostas para a área da saúde da qual 17 foram aprovadas na conferência nacional, sendo que a partir desse momento o Ministério da saúde terá que atender essas diretrizes que foram estabelecidas nessas 17 propostas aprovadas. Dentre as ações estão a vigilância Sanitária, a vigilância ambiental, a saúde do trabalhador e a vigilância epidemiológica.
Foram encaminhadas e aprovadas 29 moções de apoio, repúdio e solidariedade. E foi solicitado um referendo revogatório da EC 95 e também, a auditoria cidadã da dívida pública no Brasil.
O Processo de preparação para esta Conferência teve início em julho de 2017, quando aconteceu as etapas Regionais e Estaduais. Sendo que a Representante e Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Vitor Meireles, Rosane Vieira, participou da etapa Regional, sendo que foi eleita para a etapa Estadual. A Conferência Estadual aconteceu em Florianópolis e nesta Conferência, representando o Estado do SC, Rosane foi eleita para a etapa Nacional, como Delegada, teve direito a voz e voto, votando as propostas que se tornarão Políticas Públicas na área da saúde. Foram 48 representantes do estado, entre os Delegados estavam o Conselho Estadual de Saúde e Representantes da Secretaria de Estado da saúde e Ministério da Saúde.
Segundo Rosane “Essa conferência foi considerada um dos maiores eventos da Democracia participativa na área da saúde no Brasil, onde os Conselhos de saúde tiveram participação ativa. Fomos exigir ações coletivas e o real papel do Estado em defesa das pessoas”, e na oportunidade, Rosane destaca que as despesas de passagens aérea, bem como Hotel e alimentação ficou por conta da Secretaria de Estado da saúde. Já ao Município, coube as despesas de ida e volta ao aeroporto de Florianópolis.