Merendeiras de recebem Equipamentos de Proteção Individual

A Secretaria Municipal da Educação de Vitor Meireles realizou a compra de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), com a proposta de otimizar as condições de trabalho e garantir mais segurança às merendeiras. Elas são responsáveis pela elaboração da alimentação escolar às crianças. “Todos os dias, produzem refeições seguras para os alunos com muito amor, carinho e dedicação”, destaca a nutricionista Thaise Lange.

A Secretaria da Educação reconhece o valor do trabalho das merendeiras e, por isso, decidiu investir ainda mais na segurança. Elas já receberam em 2013 avental, calça e touca branca, e neste ano cada uma será contemplada com um novo kit de EPIs, contendo aventais, toucas, luvas e sapatos antiderrapantes. “O principal investimento neste ano será os sapatos de segurança. O sapato é indispensável, pois a cozinha normalmente é um ambiente úmido e escorregadio, e o sapato antiderrapante evita quedas e acidentes de trabalho”, completou Thaise.

Quanto aos uniformes, está previsto em Lei que o vestuário seja na cor clara, sendo assim mais higiênico e reduzindo a possibilidade de contaminação dos alimentos, segundo a nutricionista. “O trabalho das merendeiras é essencial dentro do contexto escolar, por isso, mais do que cumprir uma Lei, nós queremos valorizar essas profissionais”, ressalta o secretário da Educação, Paulo Roberto de Freitas.

Textos: Secretaria Municipal de Educação de Vitor Meireles/SC.