Ações práticas são implantadas em Vitor Meireles para aumentar a produção de leite

Melhoramento das estruturas destinadas à atividade leiteira é o foco dos trabalhos.

Com o objetivo de aumentar a produção de leite no município de Vitor Meireles, ações práticas e funcionais vêm sendo adotadas, com a parceria entre Prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Silvicultura e Meio Ambiente, Epagri, Associação dos Produtores de Leite de Vitor Meireles (APROL) e Banco do Brasil. Dois projetos são colocados em prática:

SC RURAL, por parte da Epagri, e o DRS, pelo Banco do Brasil, com o apoio das outras entidades.

As atividades são divididas entre reuniões técnicas e assessoramentos referentes às instalações e ao manejo dos animais. Atualmente, o foco dos trabalhos é o melhoramento da estrutura nas propriedades. Os objetivos principais são a formação de pastagens mais produtivas e de maior qualidade e o melhoramento das instalações destinadas à ordenha e alimentação dos animais.

Esse trabalho já apresenta bons resultados. Um exemplo vem da propriedade de Junior Cipriani e Tanaina Boing, na Serra da Abelha I. Eles adquiriram um terreno com 12 hectares pelo Programa de Crédito Fundiário. Há quatro meses o casal deu início à criação de gado para a produção de leite. Foram construídas as instalações necessárias para a atividade, adquiridos os animais e implantada a pastagem e os piquetes com água.

Com dez animais, a produção na propriedade chega a cinco mil litros de leite por mês. Mas com reforço no rebanho, a meta da família é chegar aos oito mil litros mensais. O grande potencial da atividade leiteira é que ela proporciona uma renda mensal, dando maior estabilidade financeira. Conciliando as rendas adquiridas com o fumo, o milho e o leite, por exemplo, a propriedade se torna economicamente viável.

Fonte: Eng. Agrônomo Ricardo Probst – Mestre em Agroecossistemas