Vitor Meireles teve casas, comércio e prédios públicos invadidos pela água do Ribeirão Palmito
Prefeitura decretou Situação de Emergência
O excesso de chuva do final da semana resultou em prejuízos e transtornos no Alto Vale do Itajaí, principalmente para os moradores do Vale Norte. Entre as cidades mais afetadas está Presidente Getúlio, onde a área central ficou bastante alagada.
Em Vitor Meireles a situação é semelhante. O nível do Ribeirão Palmito, que corta a cidade, começou a subir no sábado (07/06), atingindo seu pico máximo na tarde de domingo (08/06). Resultado: mais de 100 famílias afetadas, comércio e prédios públicos. Na Casa da Cidadania, onde funcionam os serviços da Assistência Social, entrou cerca de 70 centímetros de água. O mesmo ocorreu na Unidade Básica de Saúde, que fica ao lado.
O prefeito Lourival Lunelli assinou nessa segunda-feira (09/06) o Decreto de Situação de Emergência (Decreto 29/2014). A Defesa Civil Municipal vai fazer agora um levantamento das perdas, para encaminhamento de dados, fotos e documentos à Defesa Civil Estadual para homologação.
A equipe da Secretaria Municipal da Agricultura, Silvicultura, Pecuária e Meio Ambiente está percorrendo as localidades do interior, também com o objetivo de registrar o que foi danificado pela força da água.
Na manhã de hoje (09/06), o nível do ribeirão começa a baixar e a situação está se normalizando de acordo com a Administração Municipal. Para auxiliar quem foi prejudicado, a Prefeitura já solicitou ao Estado vários Kits de Limpeza e Cestas Básicas.
Mais detalhes pelo telefone (47) 3258-0211.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Serão encaminhados nesta semana à Defesa Civil os seguintes documentos para homologação do Decreto de Situação de Emergência:
Decreto nº 29/2014
Formulário de Informações do Desastre – FIDE
Declaração Municipal de Atuação Emergencial – DMATE
Parecer Técnico do Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil
Relatório Fotográfico
Laudo Meteorológico