Enchente deixa prejuízo superior a R$ 1 milhão para o comércio e empresas de Vitor Meireles

Mais de 160 residências foram invadidas pela água do ribeirão que corta a cidade

A Prefeitura de Vitor Meireles começou a fazer o levantamento das perdas e prejuízos causados por mais uma enchente que afeta o município. Ruas, casas, prédios públicos e o comércio, principalmente na área central, foram novamente invadidos pela água do ribeirão Palmito.

Assinaram a Declaração de Perdas e Danos 22 comerciantes e empresários. Juntos, eles calculam perdas de R$ 1.176.300,00. O número de residências alagadas foi ainda maior: 164, segundo a Assistência Social. Na Casa da Cidadania, onde funcionam os serviços da área social, as perdas só não foram maiores porque a equipe conseguiu recolher e erguer muita coisa antes da água invadir o prédio. Foram perdidos apenas alguns documentos.

O levantamento prévio mostra ainda que houve bastante dano nas estradas. Foram destruídos ou danificados 10 bueiros e 13pontes. Há oito registros quedas de barreira, sendo dois de grande proporção. Um dos casos é na Serra Pratinha e o outro da Reserva Indígena, deixando as aldeias Coqueiro e Figueira isoladas. Passagem interrompida também para a localidade de Barra da Prata, por causa da elevação da água represada pela Barragem Norte. “Já estamos trabalhando nesses pontos, para auxiliar as comunidades e liberar o trânsito”, destaca o chefe de gabinete Dário Montagna.

Para a agricultura as perdas foram menores. De acordo com dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Silvicultura, Pecuária e Meio Ambiente as pastagens foram mais afetadas. Prejuízo também para alguns piscicultores e para quem cultiva milho para produzir silagem. “De segunda a quarta-feira (09 a 11/06), a retroescavadeira da agricultura foi colocada à disposição da Secretaria Municipal de Obras. A máquina foi usada para remover terra e pedras que caíram sobre as estradas”, explica o secretário Marcelo Sadlowski.

O prefeito Lourival Lunelli decretou na segunda-feira Situação de Emergência no município.