Fórum municipal visa o fim da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes
A data de 18 de maio marca o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi lembrado durante todo o mês de maio, em Vitor Meireles, com uma forte mobilização em todas as escolas municipais e estaduais, para conscientização e distribuição de materiais educativos.
O evento será coordenado pelo Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, além do Conselho Tutelar e Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Saúde. “Nossa intenção é sensibilizar e mobilizar a população, para motivar ações de reconhecimento e denúncias e, com isso, proteger nossas crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual”, comenta a coordenadora do fórum municipal, Rosane Vieira.
Durante todo mês de maio, o Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil desenvolveu diversas atividades de conscientização também para as crianças, adolescentes e professores. Participaram das ações alunos com faixa etária entre o pré-escolar e o ensino médio, de todas as instituições de ensino da cidade.
As apresentações têm como finalidade principal orientar as crianças sobre os locais do corpo que podem deixar alguém tocar, ter alguém de sua confiança para denunciar e onde buscar ajuda. Foram realizadas 14 apresentações nas escolas. Para abordar o assunto, foram convidadas a professora e autora Rosemari Wangradt, que trabalhou o tema através de contação de história.
Os organizadores do evento destacam que os canais de denúncia são o Disque 100, Conselhos Tutelares, Delegacias de Polícias e Ministério Público. Porém, a forma mais segura é através do canal Disque 100, em que a denúncia é anônima. Após o recebimento, a denúncia é encaminhada aos órgãos competentes para averiguações.
Em Vitor Meireles, de janeiro a maio desse ano, 12 crianças foram abusadas ou exploradas sexualmente, somente no período de cinco meses. Por isso, O fórum municipal solicita o apoio da população, através de denúncias.
O Disque 100 é um número do telefone que pode livrar uma criança da violência dentro ou fora de casa. A ligação é gratuita de qualquer tipo de telefone e haverá uma pessoa preparada para ouvir. A central do Disque 100 fica em Brasília e o anonimato protege quem faz e quem recebe a denúncia