OdontoSesc: mais de 200 pessoas já passaram pela triagem em Vitor Meireles

Atendimento inicia na manhã desta sexta-feira

Para ser beneficiado com os serviços odontológicos gratuitos do OdontoSesc, os moradores de Vitor Meireles precisam passar pela triagem, que avalia se há necessidade de atendimento.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, em uma semana mais de 200 pessoas já passaram por essa avaliação inicial. “Nesse primeiro contato, é possível prever quantas vezes esse paciente retornará a carreta do OdontoSesc”, explica o secretário Valmir Deretti.

Os primeiros pacientes foram atendidos na manhã desta sexta-feira, dia 20. Mas o primeiro contato da população com o projeto aconteceu na quinta-feira, durante o lançamento da atividade. Na frente da Unidade Básica de Saúde, representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Administração Municipal recepcionaram a equipe de profissionais e explicaram para um grupo de estudantes os procedimentos adotados durante esses 48 dias uteis em que a unidade móvel permanecerá no município.

A gerente do Sesc de Rio do Sul, Rosangela Schiudini elogiou a iniciativa dos prefeitos de Vitor Meireles, Dona Emma e Witmarsun, que unificaram a equipe de profissionais dos três municípios. “Entre outubro e dezembro, o OdontoSesc beneficiou os moradores de Witmarsun. Através da parceria, os dentistas de Vitor Meireles e Dona Emma auxiliaram no atendimento. O mesmo grupo agora atende os meirelenses e, em abril, iniciam o serviço em Dona Emma”, explica.

Para evitar problemas futuros, o acordo entre os município foi levado ao fórum. “Queremos evitar que um benefício se transforme em prejuízo aos cofres públicos. Por isso, decidimos oficializar a medida perante à justiça”, comenta o prefeito de Vitor Meireles, Lourival Lunelli.

Os atendimentos na unidade móvel vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A previsão é de realizar 2.700 atendimentos no município, até o dia 27 de abril.