Prefeito insiste na prática do ensino integral na Escola Municipal Salto Dollmann

“A comunidade ainda não entendeu porque o projeto havia sido cancelado em 2010”, observa Lunelli

O prefeito de Vitor Meireles, Lourival Lunelli, é um gestor persistente. Apesar dos diversos entraves, o administrador público encontrou meios para implantar novamente o ensino integral na Escola Municipal Salto Dollmann. “O objetivo é fazer com que a nossa Educação seja destaque mais uma vez na região, como já foi no passado”, declara entusiasmado.

A parceria com o Ministério da Educação, através do Programa Mais Educação, permitiu que o município tivesse condições de retomar a jornada ampliada na instituição de ensino da localidade de Salto Dollmann.

Na quarta-feira, dia 18, os alunos experimentaram a sensação de permanecer na unidade durante todo o dia. No período da manhã, eles ficam concentrados nos estudos das disciplinas regulares.  À tarde, participam de oficinas de artesanato, violão, dança, informática, acompanhamento pedagógico, contação de história, esporte, jogos e educação ambiental.

As crianças têm acompanhamento nutricional, pois almoçam na escola. Além disso, vão receber orientações de higiene, e serão contempladas com intervalos para o descanso. “No primeiro dia de aula, os professores se organizaram para fazer um trabalho diferenciado, com contação de história em grupo. Depois, organizaram uma roda de conversa com momentos descontraídos. À tarde foi finalizada com piquenique e gincana”, detalha o secretário de Educação, Paulo Roberto de Freitas.

VITOR MEIRELES FOI PIONEIRO NO ENSINO INTEGRAL

O Ensino Integral foi iniciado em Vitor Meireles em 2003, na gestão de Aldo Schneider e Luiz Fossa. O projeto foi constituído através de uma parceria com o Instituto Souza Cruz, que disponibilizou recursos para investimento na estrutura física. O compromisso do município era o de manter o ensino integral por dois anos.

Tendo em vista os resultados positivos obtidos nesse período, em 2005 Lourival Lunelli e Yamamotto Massaji assumiram a prefeitura e mantiveram o trabalho. “Mas, infelizmente, em 2010 foi encerrado. Até hoje a comunidade não entendeu o cancelamento das atividades extracurriculares. A Educação estava num momento valioso, tanto que fomos classificados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) como a 4ª melhor Educação do Alto Vale do Itajaí”, lamenta Lunelli.

Com o retorno dos trabalhos, a intenção do prefeito é ampliar o projeto. “Fomos pioneiros no Alto Vale. Agora, queremos estender a iniciativa para todas aquelas unidades do nosso município que oferecem condições e espaço físico” finaliza.

ASSEMBLEIA COM PAIS E PROFESSORES

Retomar o Ensino Integral na Escola Municipal Salto Dollmann não dependia somente da vontade da Administração Municipal. A decisão foi tomada pelos pais dos alunos que moram e estudam naquela comunidade.

Na quinta-feira, dia 12, a Secretaria Municipal de Educação reuniu a direção, professores, membros da Associação de Pais e Professores (APP) e as famílias, para esclarecimento sobre o funcionamento do Programa Mais Educação na instituição de ensino. “A comunidade acolheu a proposta, fazendo comentários positivos da época em que o projeto já estava em andamento”, lembra o prefeito.

No encontro, ficou definido que as crianças permaneçam na escola nos dois períodos, de segunda a quinta-feira. Na sexta-feira à tarde, elas vão para casa, para que direção e professores possam planejar as atividades da próxima semana.