Associação de Produtores de Leite de Vitor Meireles recebem capacitação
Participantes receberam instruções sobre criação de bezerras
A associação de produtores de leite de Vitor Meireles (APROL), participou de uma reunião prática no dia sete de maio sobre criação de bezerras, realizada na comunidade Santa Cruz dos Pinhais.
O evento foi organizado pelos extensionistas da equipe local da Epagri de Vitor Meireles, Maíra Elena Borges Costa e Diego Dgyovane Bonacolsi. A capacitação contou com o apoio da Secretaria de Agricultura do município e teve como palestrantes o médico veterinário da Epagri da Regional de Rio do Sul, Alexandro Kolling e o médico veterinário da Secretaria da Agricultura de Vitor Meireles, César Suave.
Os temas abordados foram as vantagens da criação de bezerras, manejo antes e depois do nascimento, cuidados sanitários, instalações até os dois meses de idade, alimentação e acompanhamento do crescimento das bezerras.
Segundo a engenheira agrônoma Maíra, a reunião orientou os agricultores sobre a redução de custo de produção e o aumento da qualidade do rebanho leiteiro com o manejo adequado na criação das bezerras.
As famílias que moram próximo ao centro receberão a mesma capacitação na unidade de referência técnica do município em produção de leite a base de pasto, no dia 26 de maio.
A APROL está sendo beneficiada com o programa SC Rural, sendo que no cumprimento das metas já foram investidos na atividade leiteira mais de R$ 600 mil, nas 34 unidades familiares dos associados.
BOVINOCULTURA NO MUNICÍPIO
Atualmente a bovinocultura leiteira é uma das principais fontes de renda no município e vem substituindo as lavouras de fumo, pela menor mão de obra, humanização do trabalho, boa rentabilidade e segurança econômica na produção de leite a base de pasto.
Informações: Maíra Elena Borges Costa/Epagri/Vitor Meireles