Vitor Meireles realiza curso de melhoramento genético de bovinos leiteiros

O evento contou com a participação de 26 produtores de leite de Vitor Meireles

A equipe da Epagri de Vitor Meireles, em parceria com a Secretaria da Agricultura organizou um curso de Melhoramento Genético Animal de Bovinos Leiteiros para a Agricultura Familiar no município. O curso foi ministrado pelos Médicos Veterinários Sergio Landir, Inspetor da Associação Catarinense de Criadores Bovinos e médico Veterinário da Prefeitura de Presidente Getúlio, além do professor do Instituto Federal Catarinense, Everton Juffo.

Durante o curso, que aconteceu no dia 29 de julho, foram abordados os seguintes temas: Apresentação da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB);  registro de animais; controle leiteiro e classificação linear das raças leiteiras.

O melhoramento genético de bovinos de leite tem como objetivo obter vacas mais eficientes e rentáveis economicamente, por isso a necessidade de que os produtores usem no mínimo duas ferramentas básicas: o controle leiteiro individual da vaca, que deve feito no mínimo mensalmente e também o controle reprodutivo, anotando todas as ocorrências importantes.

Durante o curso, o professor Everton falou sobre o controle leiteiro, sendo esta a principal característica que deve ser conhecida no rebanho pelo produtor, de forma precisa e individual. Quanto maior o controle leiteiro na propriedade maior será a eficiência do processo de seleção dos animais.

A Associação Catarinense de Criadores de Bovinos foi apresentada pelo médico veterinário Sergio Landir, que falou sobre os benefícios dos associados e os serviços oferecidos por esta associação. A ACCB é uma entidade sem fins lucrativos que possui 430 produtores de leite associados em todo o Estado de Santa Catarina, sendo criadores de Bovinos das Raças Jersey e Holandesa. A associação é responsável pela emissão de Certificado de Registro Genealógico no estado e, além disso, fomenta o Serviço de Controle Leiteiro, apoia e promove, através de seus Núcleos Regionais, julgamentos morfológicos dos animais e torneios leiteiros que ocorrem em Feiras e Exposições agropecuárias.

O médico veterinário da Prefeitura de Vitor Meireles, César Suave, também fez parte da organização do curso e estava presente repassando as dúvidas dos agricultores para os instrutores do curso. Segundo Suave, os produtores de leite de Vitor Meireles ainda estão muito dependentes do sêmen disponibilizado pela prefeitura, e não realizam o acasalamento que foca as características indesejáveis que possam ser corrigidas para que o rebanho se aproxime o máximo possível da “vaca ideal”. “Apesar de ter muito a melhorar, nota-se uma crescente procura por sêmen de maior qualidade genética por parte dos produtores do município que buscam especialização técnica na produção leiteira” completa Suave.

Na atividade leiteira deve-se estar atento para as diferentes formas de obtenção de renda, além da comercialização do leite, é o que destaca o professor Everton. Deste modo, a comercialização de animais com alto potencial genético é alternativa de renda que o produtor não deve descartar do seu gerenciamento, explica a engenheira agrônoma da Epagri Maíra Suave.

Além disso, o melhoramento dos animais realizado na propriedade, possibilita que o produtor obtenha animais adaptados à sua realidade, como também de poder conhecer o histórico dos animais e de sua linha genealógica, completa Diego Bonacolsi.

-Secretaria de Agricultura, Silvicultura, Pecuária e Meio Ambiente secretário Marcelo Sadlowski