Vitor Meireles realiza campanha de prevenção contra o Zika Vírus

Carro de som vai passar pelas ruas do município com orientações ao combate ao aedes aegypti

 

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde de Vitor Meireles vai intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e o zika. As agentes de saúde e o agente de endemias vão fazer a entrega de panfletos à população durante as visitas aos domicílios, akémde verificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor.

Um carro de som também foi contratado para orientar as pessoas sobre os principais sintomas e também sobre como manter as casas sem criadouros.

ZIKA VÍRUS

O Zika é um vírus transmitido pelo Aedes aegypti e identificado pela primeira vez no Brasil em abril de 2015. O vírus Zika recebeu a mesma denominação do local de origem de sua identificação em 1947, após detecção em macacos sentinelas para monitoramento da febre amarela, na floresta Zika, em Uganda.

Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. 

Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. 

O Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia. O Instituto Evandro Chagas, órgão do ministério em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascida no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos, foi identificada a presença do vírus Zika. Essa é uma situação inédita na pesquisa científica mundial.

As investigações sobre o tema, entretanto, continuam em andamento para esclarecer questões como a transmissão desse agente, a sua atuação no organismo humano, a infecção do feto e período de maior vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez. O achado reforça o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação doença.

MOBILIZAÇÃO

Em água limpa e parada, o mosquito da dengue se desenvolve entre 7 e 10 dias. Mas isso também significa que esse tempo cabe dentro da sua semana, o ideal é reservar o um dia para combater esse mosquito que, além de dengue, agora transmite chikungunya e zika. Se o mosquito pode matar, ele não pode nascer.