Vitor Meireles, encanta a atenção básica com o Projeto Arteterapia

Arte + Psicologia = Projeto Arteterapia

O projeto Arteterapia desenvolvido pela psicóloga Juliana Fusinato Eichenberg em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitor Meireles, Secretaria Municipal de Saúde e artesã Sil Artes, tem como proposta trabalhar com mulheres em sofrimento psíquico, buscando formas de minimizar o sofrimento, redução de medicação, redução de internação, aumentar formas de inserção social, possibilidade de trabalho, renda e qualidade de vida.  “Muito mais do que remédios, a atenção básica em saúde, tem como objetivo propiciar formas de prevenção e promoção de saúde, incluindo projetos e programas que desenvolvam educação em saúde”, explica Juliana.

Nesse projeto, a artesã Sil Artes, de Presidente Getúlio, ensina passo á passo, a transformação da arte. O jeito e o toque de cada participante consegue transformar aquela peça simples em uma bela obra de arte. “Todo esse trabalho é acompanhado de terapia, onde através da união: Psicologia e Arte abre-se espaço para que as mulheres em sofrimento psíquico estabeleçam novas formas de enfrentar a vida, ampliando o seu campo de percepção sobre si e sobre o outro, aprendendo e trocando experiências através das vivencias coletivas e da própria transformação da arte”, completa Juliana.

Para o Projeto Arteterapia a arte é capaz de trazer a tona assuntos como família, filhos, trabalho, saúde, sofrimentos e alegrias. É justamente esse conteúdo que faz o projeto arteterapia ser o que é: uma possibilidade de vida.

Vitor Meireles, encanta a atenção básica com o Projeto Arteterapia

Arte +Psicologia = Projeto Arteterapia