VITOR MEIRELES REALIZOU A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal da Educação realizou a II Conferência Municipal de Educação – II CONAE/2014 no dia 20 de maio de 2013, às 13h30min, no Auditório da Prefeitura Municipal de Vitor Meireles. A II CONAE possui caráter deliberativo e apresentará um conjunto de propostas que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

Se realizará de forma municipal, de acordo com o Decreto 019/2013 de 9 de maio de 2013.

A II Conferência Municipal de Educação foi uma etapa preparatória para a II Conferência Nacional de Educação, que será realizada no ano de 2014.

A finalidade foi discutir o Documento-Referência da II CONAE 2014 e apresentar um conjunto de propostas que envolvem todos os aspectos relacionados à Educação.

Participaram da conferência todas as Escolas da Rede Municipal e Estadual do Município, setores sociais, conselhos municipais, entidades e todos/as os/as profissionais e pessoas dispostas a contribuir para a melhoria da educação municipal.

Contamos com a participação do Gerente Regional de Educação da 14ª SDR – Senhor Amadeu Gonçalves e também Sr. Leonir Lunelli – Supervisor de Educação Superior da 14ª SDR.

Objetivos da CONAE

• Avaliar a implementação das deliberações da Conferência Nacional de Educação/2010, verificando impactos e procedendo às atualizações de propostas para a elaboração de políticas de educação.
  • Acompanhar o processo de implementação das diretrizes, medidas legislativas estabelecidas nos artigos da lei, metas e estratégias do PNE, contribuindo para articular o Sistema Nacional de Educação.
  • Consolidar o processo de institucionalização do Fórum Municipal de Educação como instância consultiva de articulação, organização, acompanhamento da política municipal de educação e, especialmente, da efetivação do PME, de coordenação permanente das próximas conferências municipais de educação no âmbito do Sistema Municipal de Educação.
  • Integrar todos os níveis, etapas e modalidades da educação numa abordagem sistêmica, especialmente no tocante ao planejamento e gestão, avaliação, financiamento, formação inicial e continuada dos trabalhadores em educação, além da garantia das condições de oferta de ensino com qualidade social.

Edenir Branger França

Secretária Municipal de Educação