Professores de Vitor Meireles visitam uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil

Viagem foi realizada em comemoração ao Dia do Professor.

No último dia 14 de outubro, cerca de 30 professores da rede municipal de ensino de Vitor Meireles fizeram uma viagem de estudos à Usina Hidrelétrica Salto Pilão, localizada nos municípios de Ibirama, Apiúna e Lontras. Trata-se de uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil e tem o maior aproveitamento elétrico do Rio Itajaí-Açu, fornecendo energia para 700 mil pessoas do Alto Vale do Itajaí.

Depois da visita, para encerrar o dia, o grupo participou de uma confraternização em uma choperia, num clima agradável e descontraído. “Fazer uma confraternização é sempre bom para aproximar os professores e, também, a própria equipe da Secretaria da Educação”, destaca a secretária Edenir Branger França.

USINA SALTO PILÃO

A construção da usina proporcionou forte impulso econômico à região. A Usina Salto Pilão é considerada um empreendimento de baixo impacto ambiental, apresentando o mais alto índice de energia gerada por área inundada. Mesmo assim, para minimizar e compensar alguns impactos, foram elaborados 24 Programas Ambientais. As ações propostas foram desenvolvidas ao longo dos 40 meses de construção do empreendimento.