PROGRAMA “5 S” NA ESCOLA

Programa “5 S” na Escola

O Programa “5S” foi implantado na Escola Municipal Serra da Abelha e contou com a participação e cooperação de todos os envolvidos, desde alunos, professores, merendeira, auxiliar de serviços gerais, pais, comunidade em geral e app. Todos participaram e foram orientados para as devidas mudanças. O projeto foi aderido e realizado durante alguns meses e na sexta-feira do dia 09 de agosto fizemos o encerramento e socialização dos trabalhos e hábitos desenvolvidos durante esse período. Hábitos esses, que todos levarão consigo para suas casas, trabalho, lugares e vidas. Mas, gostaríamos de compartilhar com os seguidores e demais pessoas a ideologia deste programa.
Agradecemos ao senhor Ademar da Silva na qual nos apresentou esse projeto relacionado ao programa. Orientou, capacitou e acompanhou todo o progresso das mudanças pertinentes aos cinco sensos.
A escola apresentou mudanças significativas, desde sua parte física ou comportamental de pessoas que ali usufruem daquele espaço.

SIGNIFICADO DO “5S”

O Programa “5S” tem origem em cinco palavras japonesas iniciadas por “S”: SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU, SHITSUKE.

No Brasil adotou-se a palavra “SENSO”, que visa sensibilizar as pessoas para a mudança de atitude, postura, hábitos e práticas, na direção de um melhor comportamento durante toda a vida.

SEIRI- Senso de Utilização

SEITON- Senso de Ordenação

SEISO- Senso de Limpeza

SEIKETSU- Senso de Saúde

SHITSUKE- Senso de Autodisciplina

Origem do Programa “5S”

Você sabe de onde veio o programa “5S”?

Pois é, o Japão, após a 2ª Guerra Mundial, encontrava-se totalmente destruído e não atendia às condições mínimas de qualidade e satisfação das pessoas. Foi implantado, então, o Programa “5S”, como uma das alternativas para recuperar o país e a qualidade de vida da população. Assim, com a participação e o esforço de todos os cidadãos, o Japão tornou-se uma potência mundial.

Veja alguns objetivos do “5S”:

► Prevenção de acidentes;
► Satisfação das pessoas;
► Eliminar desperdícios;
► Incentivo à criatividade;
► Integração entre as pessoas;
► Melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho e estudo.

VANTAGENS AO PRATICAR O “5S”

As vantagens da prática dos “5S” estão relacionadas, praticamente:

►Mudança do comportamento e dos hábitos das pessoas;
►Aperfeiçoamento na forma de pensar e agir no dia-a-dia;
►Melhoria da autoestima, respeito aos semelhantes e desenvolvimento pessoal;
►Melhoria no ambiente de estudo e trabalho;
►Melhoria no aproveitamento de tempo e recurso;
►Educação para o cuidado com o meio ambiente;
►Aumento de segurança;
►Eliminação do desperdício, reduzindo custos;
►Incentivo à criatividade.

Matéria: Alini Neili Masote