Histórico de municipalização e gestão compartilhada na Rede Municipal de Ensino do município de Vitor Meireles.

Com o objetivo de definir a rede de ensino do nosso município entre Educação Infantil (Pré I e Pré II) e Ensino Fundamental de ( 1º ao 5º ano) em 2009 assinou-se um convênio entre município e Estado, onde o município assumiu alunos e professores da rede estadual de 1º ao 5º ano das escolas estaduais (Escola de Educação Básica Victor Meirelles e Escola de Educação Básica Dom Pedro I até então na época). Em 2010 iniciou-se esta municipalização em gestão compartilhada assinada por convênio.
Na Escola de Educação Básica Victor Meirelles a municipalização e gestão compartilhada durou até 10 de fevereiro de 2017 onde a Rede Municipal usufruiu do mesmo espaço e a partir desta data teve sua sede própria com inauguração da Escola Municipal Vitor Meireles. Já na Escola de Educação Básica Dom Pedro I e atualmente Escola de Educação Básica Professor João Vendrami a municipalização e gestão compartilhada encerrou-se no dia 29 de julho de 2019 com inauguração da Escola Municipal Barra da Prata.
Com tudo isso, a Rede Municipal de Ensino conta com 6 unidades de educação infantil e séries iniciais e com duas escolas estaduais de 6º ao 3º ano do ensino médio.
A Secretaria Municipal de Educação agradece as escolas estaduais representadas pelos diretores durante o período de gestão compartilhada, o nosso agradecimento por utilizar o espaço durante esse período e hoje podemos dizer com orgulho que o município concluiu esse processo e caminha com autonomia própria.

Matéria: Alini Neili Masote e Ivanor Boing
Fotos: Maria Bieleski