Grupo de Gestantes reuniu 25 mulheres no 1º encontro

O objetivo é oferecer promoção e prevenção de saúde

A Prefeitura Municipal de Vitor Meireles através da Secretaria Municipal da Saúde promove encontros mensais com gestantes e suas famílias. Os encontros acontecem no Auditório da Prefeitura Municipal e tem como principal objetivo desenvolver ações educativas na atenção às gestantes, puérperas e suas famílias.

Os envolvidos são atendidos por uma equipe multiprofissional disponibilizados das secretarias municipais de Vitor Meireles, entre eles: assistente social, pedagogos, psicólogos, enfermeiro, médico, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, entre outros.

O grupo é dinâmico e serve para proporcionar conhecimento e troca de experiências. Em cada encontro, os convidados têm direito a café e um objeto útil para o kit de gestante.

Segundo a Coordenadora do grupo de gestantes 2014, enfermeira Regina Oliveira, a ideia dos encontros é promover educação em saúde através da troca de experiências entre o conhecimento técnico e popular. “Consideramos que o desenvolvimento de ações de prevenção é a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação”.

A psicóloga Juliana Fusinato Eichenberg, que coordenou a palestra do primeiro encontro, relata que foram atingidas as expectativas. “Tivemos a presença de 25 gestantes, as quais participaram com ideias, sentimentos, pensamentos, medos, alegrias e ansiedades”.

O planejamento familiar é de responsabilidade de todos, por isso, a importância da família participar dessa preparação, buscando conhecimento e experiências. O objetivo da atenção básica é justamente este, oferecer promoção e prevenção de saúde.

Informações: Secretaria Municipal da Saúde