SAQUE CALAMIDADE

➡️FGTS – CAIXA

⚠️A partir do dia 12/12/2023, informamos que o Município de Vitor Meireles/SC está HABILITADO junto à Caixa Econômica Federal para as pessoas que se enquadrem, solicitarem o Saque Calamidade/FGTS.

⚠️ATENÇÃO – O saque não é liberado para toda a população!

➡️O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais) para cada evento caracterizado como desastre natural, desde que o intervalo entre um saque e outro não seja inferior a doze meses.

➡️A solicitação de saque do trabalhador deverá ser realizada PREFERENCIALMENTE pelo Aplicativo do FGTS:

https://play.google.com/store/apps/details…,

ou em últimos casos procurar uma agência da CAIXA.

➡️O saque deve ser solicitado e efetuado até o dia 14/01/2024.

———————————————————————-

⚠️PASSO-A-PASSO para solicitar o saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, o trabalhador deve seguir os passos a seguir:

1º Baixar o Aplicativo FGTS;

2º Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;

3º Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;

4º Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;

5º Selecione o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”;

6º Faça a inserção dos documentos solicitados no aplicativo:

– Documento de Identificação;

– Comprovante de Residência (deverão ser com data entre 10/06/2023 a 08/10/2023)***; e

– Selfie.

Confira os documentos anexados e confirme;

⚠️***Obs.: Os munícipes que não possuem o Comprovante de Residência em seu nome, podem se dirigir à Secretaria de Assistência Social (Falar com Marcelo ou Leonice) para preencherem uma Declaração de Endereço, documento este que equivale ao Comprovante de Residência, sendo anexado no aplicativo (Levar consigo o nº do PIS/PASEP e Documento de Identificação).

Cuidar ao preencher os campos de endereço no aplicativo, para serem iguais aos fornecidos pela Assistência Social, assim não dará conflito quando a CAIXA analisar.

Pedimos para quem necessitar dos Comprovantes de Residências procurem a Assistência Social até o dia 22/12/2023. Visto as férias coletivas de final de ano. Ou a partir de janeiro na Secretaria de Administração.

7º Não esqueça de Cadastrar a Conta Bancária para Crédito do FGTS. No aplicativo terá a opção: MINHA CONTA BANCÁRIA, onde poderá escolher uma das opções para receber seu FGTS:

– Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,

– Sacar presencialmente.

8º A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta escolhida no prazo médio de 5 dias.

———————————————————————-

DÚVIDAS E PRAZOS:

1) Quais localidades serão liberadas:

– Perímetro Urbano: Somente as casas que foram alagadas parcial ou total, verificar com a Assistência Social se o nº da casa está na listagem.

– Perímetro Rural: As localidades que tiveram alguma residência afetada, poderá ser solicitado, segue listagem: Salto Dollmann, Ribeirão do Tigre, Serrinha, Sabugueiro, Ribeirão Palmitos, Rio Denecke I, Rio Denecke II, Reserva Indígena Ibirama e Barra da Prata.

2) No Aplicativo do FGTS, durante o processo pede autenticação o que fazer?

– No aplicativo do FGTS pode ocorrer 3 situações vista até o momento:

1º A pessoa já tem a vinculação do dispositivo e consegue fazer todos os procedimentos informados;

2º Durante a operação pode ser solicitado uma validação, a pessoa valida com selfie e documento pessoal, onde o sistema irá analisar para habilitar que continue a solicitação. O prazo é de 1 dia para validação. Neste caso a pessoa aguarda a liberação para continuar; ou

3º O aplicativo pode pedir validação, e mesmo assim, já aparecer a mensagem que não foi possível analisar as informações, informando que a pessoa deve dirigir-se a uma agência da CAIXA.

Neste caso para agilizar, o Gerente da CAIXA de Presidente Getúlio, virá nos dias 18 (Segunda-feira) e 19 (Terça-feira) de dezembro de 2023 das 10 às 16hrs na Casa da Cidadania, para fazer o desbloqueio e regularização dos aplicativos. Para quem tiver interesse, trazer documento de identificação. Lembrando, será somente para fazer o desbloqueio/regularização a solicitação do saque posteriormente ou a qualquer momento é por conta da pessoa.