Escolas com as melhores Hortas Escolares são premiadas em Vitor Meireles

Merendeiras foram as principais responsáveis pelo desenvolvimento da atividade.

Durante o decorrer deste ano foi realizado nas escolas de Vitor Meireles o Projeto “Horta Escolar”. Nesta semana, no dia 03 de dezembro, foi realizada a premiação das melhores Hortas Escolares de 2013.

O Projeto Horta Escolar tem como finalidade intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

Foram avaliados os seguintes quesitos para definir quais as melhores hortas: execução técnica, envolvimento dos alunos, variedade de hortaliças, aspecto das hortaliças, dedicação da merendeira, envolvimento dos professores e diretores. 

Os principais autores deste projeto são as serventes e merendeiras, pois elas são responsáveis pelo cuidado da horta diariamente, sem elas não seria possível concretizar este projeto. Todos os dias as merendeiras com muito amor, carinho e dedicação cuidavam das hortas escolares. Elas fizeram toda a parte prática, desde compostagem, buscar adubo, semear as sementes, plantar as mudas e limpar as hortas.

Os alunos auxiliaram na parte prática, desde a confecção do adubo orgânico até a irrigação das mudas e os professores trabalharam em sala de aula a importância da horta escolar e bons hábitos alimentares, através de textos, confecção de livro de receita etc.

VENCEDORES:

A escola que ficou em 1º lugar foi a Escola Municipal Serra da Abelha, em 2º lugar Escola Municipal Salto Dollmann e em 3º lugar Escola Municipal Rio Denecke.

A disputa foi acirrada, pois todas as escolas realizaram um excelente trabalho e as notas acabaram ficando muito próximas.

As merendeiras premiadas foram Zélia Moreira Hobold da Serra da Abelha, Isolina Petersen do Salto Dollmann e Zeneide Rocha do Rio Denecke. Elas receberão uma premiação simbólica em reconhecimento de seu trabalho.

Os alunos envolvidos, 4º e 5º ano da escola que ficou em primeiro lugar irão fazer um passeio turístico na localidade Santa Cruz dos Pinhais em Vitor Meireles, será visitada a Pedra do Chapéu e Gruta da cidade e após será feito um delicioso piquenique no local. “Os frutos deste trabalho foram maravilhosos, refletiu na alimentação das crianças que passaram a comer mais verduras e legumes. Todos os dias tínhamos verduras frescas nas escolas, sem agrotóxicos e produzidas pelas próprias crianças. Através deste projeto, pode-se desenvolver práticas sustentáveis nas escolas e melhorar a saúde dos alunos”, ressalta a nutricionista Thaise Suélen Lange.

 Além disso, foi muito satisfatória a interação entre alunos, servidores e educadores. A Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Agricultura parabenizam todos os envolvidos neste projeto, principalmente as merendeiras que dedicaram seu tempo para melhorar a alimentação de nossas crianças.

O Projeto é uma parceria entre a Secretária Municipal de Educação e Secretária Municipal da Agricultura, e teve o envolvimento de vários profissionais tais como nutricionista, engenheiro agrônomo e professores. 

Texto:  Thaise Suélen Lange