Seminário Inicial do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2015
A Prefeitura Municipal de Vitor Meireles SC, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou no dia 03 de setembro de 2015, no Auditório da Prefeitura Municipal, o Seminário Inicial do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2015
O evento contou com a participação do Prefeito Municipal (Lourival Lunelli) do Secretário Municipal de Educação e Orientador de Estudos (Paulo Roberto de Freitas), da Coordenadora Local (Edenir Branger França), Diretores, Professores e Professores alfabetizadores.
Os professores alfabetizadores que atuam nas turmas de 1º ao 3º Ano da Rede Municipal de Ensino, retomaram seus estudos de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Pelo 3º ano consecutivo, o município adere ao programa que tem o intuito de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
A formação continuada com os professores favorece além de reflexões teóricas sobre alfabetização e direitos de aprendizagem dos alunos, também uma reflexão da própria prática pedagógica, além de trocas de experiências. A capacitação e valorização dos professores é uma das prioridades da atual administração.
Em 2013 a formação do PNAIC foi em Língua Portuguesa e em 2014 em Matemática. Neste ano, o foco do PNAIC está na ampliação para as demais áreas do conhecimento, de forma integrada, abrangendo a educação integral das crianças nesse início do processo de escolarização.
Para o orientador de estudos, recomeçar as formações do Pacto é uma grande satisfação. Esse contato de perto com os professores, no qual todas discutem suas ideias, suas práticas pedagógicas, dúvidas, refletem sobre as propostas teóricas e de atividades, colabora muito para o sucesso e a qualidade da Educação de Vitor Meireles.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Fonte: Secretaria de Educação – (47) 3258-0211.