Sequência Didática estudada no curso do PNAIC vira prática nas salas de aula
Sequência Didática estudada no curso do PNAIC vira prática nas salas de aula nas turmas de 1º, 2º e 3º Ano da EM Victor Meirelles.
Sequência Didática é um termo em educação para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado, ou seja, um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo ou um tema envolvendo diversas disciplinas.
O tema da Sequencia Didática trabalhado pelas professoras Ilma Watras, Cleide Maiberg Wippel, Vera Tibes de Mello, Patricia Hobold Zalasko e Rosilena Fausto, foi “Meios de Transporte”.
O objetivo deste tema foi reconhecer os vários tipos de meios de transporte, dando ênfase no transporte escolar; valorizar e respeitar o transporte escolar; reconhecer algumas sinalizações de transito; registrar comportamento de alunos e motoristas dentro do transporte escolar; reconhecer regras e normas para o bom uso do transporte escolar.
Na organização desta sequência didática foram realizadas atividades diversas com os alunos, como leitura individual e coletiva, atividades de pesquisa, interpretação de texto, jogos, cartazes, vídeos, e para finalizar uma entrevista com os motoristas (aula dialogada) onde as crianças fizeram perguntas em relação às regras e normas que os motoristas e alunos precisam ter para poder utilizar o transporte escolar.
A organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas constitui um diferencial pedagógico que colabora na consecução dos objetivos expressos nos quadros dos direitos de aprendizagem.
Nesse sentido, o trabalho com sequência didática torna-se importante por contribuir para que os conhecimentos em fase de construção sejam consolidados e outras aquisições sejam possíveis progressivamente, pois a organização dessas atividades prevê uma progressão, a partir do levantamento dos conhecimentos que os alunos já possuem sobre um determinado assunto.
Ressalta-se que as avaliações estiveram presentes, nas diferentes atividades no decorrer e no final da sequência didática.