Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência ocorreu na quinta-feira em Vitor Meireles
Evento reuniu cerca de 80 pessoas
Cerca de 80 pessoas participaram da II Conferência Municipal dos Direitos das Pessoa com Deficiência, promovida nesta quinta-feira (11/06) pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Vitor Meireles, com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O evento foi aberto ao público e contou com a presença do prefeito Lourival Lunelli e demais secretários municipais.
A Conferência teve como tema ‘O Desafio na Implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: a transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos. Foram discutidos três eixos, o ‘Gênero, raça e etnia, diversidades sexual e geracional’, ‘Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social’ e ‘A interação entre os Poderes e os entes federados’.
O objetivo da promoção da Conferência, de acordo com a secretária municipal da Assistência Social Leonice foi propiciar espaços públicos de debate, com os diversos segmentos da sociedade meirelense na proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas em atenção às pessoas com deficiência, tendo por base os princípios da transversalidade, interdependência e indivisibilidade dos Direitos Humano.
A discussão dos temas seguiu os eixos orientadores e suas diretrizes, propostas pelas orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, referentes à IV Conferência da Pessoa com Deficiência em nível Nacional. No evento foram eleitos delegados que representarão o município na Conferência Estadual prevista para o próximo ano. A palestrante que presidiu a conferencia foi Laíse Sacani Sievers.