Projeto de educação nutricional é realizado na rede municipal de educação em Vitor Meireles

Todas as unidades da rede municipal serão contempladas com o trabalho

A Secretaria de Educação de Vitor Meireles está realizando o projeto de educação nutricional nas escolas do município. São dois encontros em cada unidade escolar, onde primeiro é feita a avaliação antropométrica para verificar estado nutricional das crianças, e em seguida são realizadas atividades lúdicas, como jogos, gincana dos alimentos, demonstração do teor de nutrientes de cada alimento (teor de gordura, sódio, açúcar), visita à horta escolar e preparação e degustação de sucos nutritivos, utilizando alimentos da própria horta escolar. O trabalho é realizado pela nutricionista Thaise Suélen Lange de Souza e também pela pedagoga Josiane Berkenbrock Masote.

Até o momento, as unidades da Escola Municipal Serra da Abelha e Escola Municipal Victor Meirelles já foram contempladas com o projeto, mas até o mês de outubro, todas unidades serão contempladas. Durante o ano letivo será realizada uma reunião com os pais a fim de reforçar a importância da boa alimentação ao longo do crescimento da criança para a formação de um adulto saudável.

A nutricionista responsável pelo projeto, explica que a importância da educação nutricional em qualquer etapa da vida é indiscutível, principalmente diante do número crescente de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, porém na fase escolar é ainda mais satisfatória. “Isso porque a escola tem grande influência na vida das crianças, e normalmente no ambiente escolar se inicia a formação dos hábitos, logo este é o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável” completa Thaise.