RECUPERAÇÃO ESTRADAS VICINAIS – "Bica Corrida"

RECUPERAÇÃO ESTRADAS VICINAIS

Prefeitura realiza a execução do convênio nº 16.979/2011-0, “bica corrida”

Vitor Meireles – A Secretaria de Obras e Serviços Públicos tem realizado uma ampla recuperação das estradas vicinais do município. Com a formação de três frentes de trabalho, a Secretaria tem desenvolvido um importante ação no meio rural após as fortes chuvas que provocou muitos estragos, restabelecendo assim o acesso as vias e comunidades em todo o Município.

O Secretário de Obras Daival Pedro Coser, ressalta que os últimos meses têm mostrado o quanto o Governo Municipal tem acertado nas estratégias no setor de obras. Foi fundamental a ação de priorizar a recuperação das estradas gerais, associado ao revestimento com pedra britada nas serras, bem como no aparelhamento do parque de máquinas com as aquisições de dois (02) caminhões novos, duas (02) Escavadeiras Hidráulicas, de mais três (03) Retroescavadeiras Traçadas.

Para o Secretário, outra importante ação foi à conclusão dos trabalhos com revestimento a partir da aquisição de pedra de base de granito, popularmente conhecida como “bica corrida”, através do convênio nº 16.979/2011-0, com Governo do Estado de Santa Catarina no valor de R$ 40.000,00. O material adquirido teve investimento por parte da Prefeitura na ordem de R$ 24.000,00 reais.

Os trabalhos de revestimentos das vias com a “bica corrida”, exigiu da Secretaria uma ampla ação também de alargamento e limpeza, que foram concentrados nas comunidades do Salto Dollmann sentido Barra da Abelha, Gabiroba e Serrinha, Sabugueiro e Ribeirão Palmito, totalizando 14 km de estradas vicinais.

O Secretário ressalta ainda que este trabalho teve como ponto de partida o ano de 2010, quando a Secretaria de Obras iniciaram experiências com alguns tipos de matérias, e que assim se verificou que a “bica corrida” melhor se ajustou ao relevo, trafego e as chuvas, sendo um material resistente e que é fácil a remontagem na estrada.

Assim, a exemplo dos trabalhos realizados com o alargamento das estradas gerais da comunidade da Varaneira, do traçado na Comunidade da Paca, e da região do Denecke e Barra da Prata, Alto Ribeirão Palmito e Ribeirão Faxinal, a secretaria continuará nas demais comunidades com foco na limpeza, alargando e macadamizando as estradas vicinais.

A Administração está adequando suas estruturas para as demandas, uma vez que a municipalidade foi atingida nos últimos três anos por intensas chuvas o que prejudicou muito o sistema viário. Mas, com ações estratégicas, e com as novas aquisições está sendo garantido o êxito dos trabalhos melhorando de forma mais rápida a vida das pessoas.