REGULAMENTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHA – OFICIAL 2023

REGULAMENTO

1. A equipe mandatária deverá cumprir o acordo feito quanto a segurança, oferecer material e local adequado a partida, como:

A) 1 (um) jogo de bochas em condições de jogo;

B) Cancha em perfeitas condições de uso.

C) A equipe mandatária deverá colocar o Juiz com os medidores.

Parágrafo único: A equipe que não estiver devidamente regularizado perderá o mando de jogos em sua cancha.

2. A equipe que faltar jogo terá e seus atletas suspenso por um ano, de qualquer competição promovida pela SECTUR.

3. A equipe que jogar com algum jogador irregular perderá os pontos da partida, e não da rodada, sendo que a equipe deverá entrar com protesto por escrito, junto a SECTUR no prazo de 72 horas após a partida.

4. Será aceito na Fixa de Inscrição no mínimo 8 (seis) e no máximo 14 (quatorze) jogadores, sendo todos deverão residir votar ou trabalhar no município.

5. Será permitido fazer substituições por partida CONFORME NUMERO DE JOGADORES.

6. A equipe mandatária deverá entregar a súmula até 72 horas após a partida, junto a SECTUR.

7. Na primeira fase, as equipes jogarão em turno e returno, classificando-se as 4 equipes para semifinais.

8. Final: Será disputada em duas partidas, sendo a segunda na cancha do primeiro colocado da 1° Fase. Final melhor campanha no geral faz segundo jogo da final.

9. A primeira partida terá início às 19 horas, com 15 minutos de tolerância.

Parágrafo segundo: todos os jogos poderão ser antecipados: menos a ultimas rodada; salvo se as 02 (duas) equipes não forem influenciar na classificação.

10. Cada partida equivale à 1 ponto.

11. Forma de classificação:

a) Número de Pontos Ganhos

b) Confronto direto, ida e volta, entre duas equipes;

c) Número de vitórias (conta uma vitória a rodada de 3 partidas);

d) Menores pontos sofridos no geral;

e) Maior número de pontos feitos

f) Sorteio.

Obs. Esses critérios serão válidos somente para a 1º fase.

12. No caso de duas partidas das Finais serem na mesma cancha, o melhor colocado na primeira fase joga no dia pré-determinado, e será marcada pela SECTUR. Nova data para o outro jogo.

13. Na Final, em caso de empate no número de pontos, será vencedor quem tiver sofrido menos pontos nas duas partidas. Empatando também neste critério, mais uma partida (1 dupla, podendo repetir os jogadores) no mesmo dia, onde também poderão ser feitas todas as substituições.

14. Na falta de energia elétrica as equipes deveram comparecer no local do jogo dando uma tolerância de 30 (trinta) minutos, caso de não retornar a energia o jogo será transferido, e o horário será definido entre as equipes e a SECTUR. Em caso de partida iniciada, a partida continua com o placar que estava e os mesmos jogadores que estavam jogando, sendo que poderá ser trocado caso ainda não tenha sido feita as substituições permitidas.

15. A premiação será a seguinte:

 Campeão: TROFÉU e MEDALHAS + R$ 1,000.00

 Vice-Campeão: TROFÉU e MEDALHAS + R$ 600,00

 3º colocado: TROFÉU /MEDALHAS + R$ 400,00

 4º colocado: TROFÉU +/MEDALHAS + R$ 400,00

 Na questão do nome como homenagem do campeonato, a empresa ou pessoa fica assim estabelecido: 50 % Patrocinador e 50 % SECTUR.

 É obrigatório a equipe estar na hora da premiação para receber senão não terá direito.

 OS melhores jogadores do campeonato serão avaliados pelos jogos realizados durante a competição.

16. O Juiz deverá ficar na risca do arremesso da bola. A Demais regra compete ao Juiz da partida decidir e declarar o que está correto

17. Somente poderá ser transferida uma rodada ou partida em comum acordo com as equipes e a Sectur com Ofício datado 24 horas antes do início do Jogo. Desde que a partida não depende de outras partidas para classificação.

18. Os casos omissos desse Regulamento serão resolvidos pela Junta Disciplinar, Vitor Meireles.

19. Em hipótese alguma será permitido a qualquer equipe entrar na justiça comum, sendo que se isto acontecer à equipe será eliminada pela coordenação do campeonato.

OBS: A distancia no fundo de cancha é de 2 metros para o bolim na hora do início da jogada senão será queimado e ter que ser jogado novamente.

20. A torcida é livre, com respeito ao adversário, na bolada, bem como no ponto, o atleta não poderá se atrapalhado dentro dos 04 (quatro), metros, se isto acontecer a jogada será repetida.

21. O atleta não poderá jogar sem camisa.

22. Ao jogar o bolim e queimar linha do fundo da cancha ou não ultrapassar o meio da cancha, o bolim por duas vez será da equipe adversária, a jogada será nula quando em uma jogada o bolim voltar e ultrapassar a linha de onde foi iniciada a jogada; quando o bolim for jogado para fora da cancha e não voltar ao piso de jogo a jogada será considerada nula e a partida terá continuidade mantendo o bolim para a mesma equipe.

23. Se provar á venda ou compra de pontos em alguma partida as duas equipes em questão serão eliminadas.

24. A SECTUR e a Prefeitura Municipal de Vitor Meireles, não se responsabilizam por danos físicos e morais, ocorridos no decorrer do campeonato, nos locais de jogos e locomoção.

DARCI MOREIRA

SECRETÁRIO