REGULAMENTO CAMPEONATO MUNICIPAL DE SINUCA INDIVIDUAL 2023

REGULAMENTO

1. A organização do Campeonato Municipal de Sinuca individual edição 2023, é de responsabilidade da SECTUR

2. O Campeonato será disputado conforme tabela.

3. Critério de desempate:

a) Número de Pontos Ganhos.

b) Confronto direto, ida e volta; (entre duas equipes)

c) Número de vitórias; (Somente entre as equipes que estiverem empatadas nos jogos realizados entre elas)

d) Sorteio.

4. Ao término da primeira fase se classificam os aonde o primeiro colocado de cada chave já tem vaga nas semifinais as outras 4 equipes fazem cruzamento,1º x 2º entre chave para as próximas fases seque mesma do artigo 3 critérios de desempate deste regulamento.

5. Na disputa do terceiro lugar só jogara 2 jogadores se necessário a terceira para desempate somente no ultimo jogo da final, aonde a disputa da final será em jogo de ida e volta.

6. Serão aceitos na Ficha de Inscrição no mínimo 7 e no máximo 14 jogadores.

7. Os jogos serão disputados individualmente, sendo cinco partidas com dois jogos, cada jogo vale um ponto e poderá fazer uma substituição cada partida.

8. Se a equipe adversária chegar a tempo de jogar somente entre eles será liberado para que possa reconhecer a mesa.

9. Cada equipe terá que jogar no mínimo 03 partidas corresponde a 06 fichas senão será considerado wo que elimina a equipe do campeonato mesmo se tenha ganhado as duas partidas não realizando a terceira será wo da rodada e os jogadores que não compareceram serão suspenso por um ano de qualquer evento realizado pela SECTUR.

10. Os jogos terão início às 19h45min horas na primeira dupla, com 15 minutos de tolerância.

Obs. após o termino da primeira partida, não tem mais tolerância.

11. O inicio da primeira partida é dada por sorteio e as demais alternadas

12. As bolas devem ser arrumadas em forma triangular com a mão ou com o equipamento específico (triângulo), sem a bola 8 na mesa.

13. Ao dar início à partida o jogador deverá atirar a bola de jogo nas demais bolas arrumadas.

• Se encaçapar uma bola sendo essa numerada de 9 a 15, essas serão as bolas a ser encaçapadas por ele.

• Encaçapando uma bola de numeração 1 a 7 essas serão as bolas que deverão ser por esse encaçapadas,

• Encaçapando mais bolas, se uma maior e outra menor, este prosseguirá na jogada podendo ainda escolher uma nova sequência de bolas;

• Se a bola de jogo suicidar ou saltar fora da mesa paga uma bola e se for outra numerada será colocada na lateral aonde caiu no meio das duas caçapas.

• Nova saída também será dada pelo adversário, se o jogador encaçapar uma ou mais bolas e a bola de jogo saltar da mesa, na tacada inicial o adversário continua.

14. Ao encaçapar uma bola da seqüência escolhida o jogador terá direito a uma nova tacada

15. Ao atirar numa bola colorida e esta rodar por sobre as bordas da mesa e vir a encaçapar, a jogada será validada e a partida continuará normalmente.

16. Após encaçapar a série de bolas de sua série, a próxima bola será a bola 8, que será encaçapada obedecendo o seguinte:

• Deverá sempre ser colocada pelo adversário, em uma das tabelas da mesa.

• Deverá ser colocada de tal forma que permita a passagem de pelo menos duas bolas, entre essas e as demais bolas.

• Se alguém encostar com a mão em alguma bola ou jogar taco sobre a mesa de jogo será púnico com a perda desta ficha independendo de quantas bolas haver em jogo na partida.

• Qualquer problema referente aos bares e locais de jogos quanto a sua legalidade perante alvarás de funcionamento a SECTUR não se responsabiliza, portando cada proprietário é responsável pelas legalidades de seus estabelecimentos.

• Na disputa pela bola 8, se errar de bola o jogador perderá a partida se o adversário também estiver jogando na 8 se não só pagara uma bola.

17. A bola de jogo caindo fora da mesa ou ser encaçapada (Suicídio) voltará a marca e o jogador perderá a menor bola de sua série.

18. Ao encaçapar uma bola e restando a bola de jogo, como última, esta não poderá ser segura pelo jogador.

19. As mãos, o taco, as vestimentas dos jogadores fazem parte do jogo, portanto uma bola deslocada não deve ser reposta, por nenhum dos jogadores.

20. A mesa de jogo não serve para apoiar os jogadores, que deverão usar o “fancho” ou prolongador quando necessário.

21. A sinuca somente será validada desde que a bola de jogo caminhou mais de 20 cm em linha reta antes de tocar em qualquer bola (sujinha não vale) se acontecer paga uma bola e volta a jogada.

22. Não poderá um jogador atirar diretamente em bola que não seja a de sua série, a não ser que tem passe de uma bola pela lateral da mesa se tal ocorrer perderá uma bola para o adversário.

• Se jogar por querer diretamente em bola do adversário perderá a partida independente de quantas bolas estiver na mesa de jogo.

23. Pula sobre bola não é permitido.

24. Toda partida terá um juiz, escolhido pelos jogadores, que terá amplos poderes para decidir os casos duvidosos.

25. Em nenhuma situação poderá a bola de jogo ser segura “parada” pelo jogador

26. O Mandatário do jogo é responsável em dar as fichas do jogo, tacos, giz branco e giz azul, e mesa do jogo deverá ter um cordão de isolamento ao redor da mesa de 1,5 m. Podendo usar taco próprio.

• Não atendendo esses critérios o visitante vencerá por WO


27. A equipe que jogar com algum jogador irregular perderá os pontos da partida, e não da rodada, sendo que a equipe deverá entrar com protesto por escrito, junto a SECTUR, no prazo de 72 horas após a partida.

28. A equipe mandatária deverá postar no grupo o resultado a súmula até 24 horas após a partida.

29. . Falta de energia espera-se 30 minutos e se não voltar a marcar ouras data para continuar

30. A premiação será a seguinte:

 Campeão: R$ 1,000,00, Troféu e Medalhas.

 Vice-Campeão$ 600,00, Troféu e Medalhas.

 3º. colocado: R$ 500,00 Troféu e Medalhas.

 4º. colocado: R$ 400,00 e Troféu e Medalhas.

 Na questão do nome como homenagem do campeonato, a empresa ou pessoa fica assim estabelecido: 50 % Patrocinador e 50 % SECTUR.

31. A SECTUR e a Prefeitura Municipal de Vitor Meireles, não se responsabilizam por danos físicos e morais, ocorridos no decorrer do campeonato, nos locais de jogos e locomoção.

32. Somente poderá ser transferida uma rodada ou partida em comum acordo com as equipes e a SECTUR, com Ofício datado 24 horas antes do início do Jogo.

33. Os casos omissos desse Regulamento serão resolvidos pela junta disciplinar.

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DARCI MOREIRA

SECRETARIO