Cuidar da Horta Escolar é tarefa de estudantes, serventes e merendeiras em Vitor Meireles

Objetivo principal é orientar os alunos quanto a importância de um cardápio mais saudável.

Está sendo realizado durante o ano letivo de 2013 o Projeto “Horta Escolar”, nas unidades de ensino de Vitor Meireles. Uma parceria entre as Secretárias Municipais de Educação e Agricultura, que envolve profissionais como nutricionista, engenheiro agrônomo e pedagoga.

O Projeto Horta Escolar tem como finalidade intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades, por meio das hortas escolares. “Isso ocorre quando incorporamos a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável”, ressalta a nutricionista da rede municipal de ensino, Thaise Suelen Lange de Souza.

Com o auxílio dos estudantes, as serventes e merendeiras são as responsáveis pelo cuidado das plantas. As hortas são fotografadas mensalmente e no final do ano a melhor receberá premiação. Uma forma de reconhecer o trabalho desenvolvido. “Através deste projeto, busca-se desenvolver práticas sustentáveis nas escolas e melhorar a saúde dos alunos. Além disso, é muito satisfatória a interação entre alunos, servidores e educadores”, destaca a secretária Edenir Branger França.